sábado, 30 de agosto de 2008

Gueixas

Mistério...
Graça...
Qual mulher não quer ser considerada supra-valiosa? Oferecer status a quem ela acompanha? Ser amante? Acima de tudo , bem dentro de sí, também ser amada? Melhor ainda, qual mulher não sonha em deter o poder de oferecer o prazer?Ser feminina, dócil, inteligente, culta... Saber dizer sim....E ter os mistérios e segredos dos homens nas suas mãos....Gueixas!O prazer em ser disciplinada pra tudo, a lapidação de uma pedra bruta, desde menina, apenas para servir e agradar, onde a discrição e a serenidade são os maiores preceitos de uma Gueixa! O que mais chama a atenção nas gueixas, é a beleza de seus gestos e seu modo de falar. Cada movimento delas é estudado para ser estético e delicado. Um show a ser observado, e com elas muito tenho a aprender!!!

O papel das gueixas é complementar ao das esposas japonesas. As gueixas ironicamente por serem tradicionais gozam de mais privilégios sociais que a esposa, (a esposa deve cuidar dos afazeres domésticos e da educação dos filhos apenas), já q reuniões no Japão são na maioria dos casos só para homens ou só para mulheres, isso porque o japonês é tido como retraído e sendo assim ele se solta mais junto de uma gueixa e sem falar também q elas servem como símbolo de status para homens poderosos q as exibem como troféus.Encantam por sua cultura e por criarem um mundo de fantasia, deixando o mundo real pra trás, onde o homen q freqüenta casas de chá, se sentem o máximo e encontram a abertura social q não tem com suas esposas, onde podem relaxar e ser quem verdadeiramente são, sem medo de q seus segredos sejam revelados fora dessas salas, e sem temerem a rígida etiqueta social japonesa.Assim até voltam para casa felizes, isso seria como o equivalente brasileiro do homem sair do trabalho para ir beber num bar com os amigos depois de um dia cansativo de trabalho!
rss

Fascinante o mundo que surgira em meados de 1600, não por mulheres, mas homens!
Acredite!
Nessa fase, com a expulsão dos estrangeiros,durante o governo dos xóguns da família Tokugawa, o Japão se fechou, e com isso, quem saiu mais prejudicadas foram as mulheres que eram proibidas de trabalhar fora. A falta de opções de profissões para as mulheres foi agravada em 1629, quando por lei o governo tornou o teatro uma atividade proibida às mulheres. Impedidas de praticar atividades de entretenimento em público, os palcos foram rapidamente ocupados por homens travestidos, para substituir a presença feminina em cena. A palavra geisha significa literalmente "pessoa da arte, artista", e ela foi originalmente usada para designar comediantes e músicos que se apresentavam em banquetes e festas particulares no século XVII.Atualmente, as gueixas são responsáveis pelo entretenimento dos homens mais influentes do Japão por fazer com que eles esqueçam o mundo exterior nos oki-yas, casas de chá onde vivem e recebem seus clientes. A função delas é dançar, tocar shamisen e cantar.Mas houve uma época, em que a atividade artística e prostituição se confundiam... Muitos até hoje acham que uma gueixa nada mais é do que uma exótica prostituta de luxo - algo que choca os japoneses, que as consideram refinadas guardiãs das artes tradicionais.
Na sociedade japonesa, a gueixa é objeto de admiração e respeito e patrocinar a educação de uma gueixa é algo que confere status de "protetor das artes" entre os japoneses.Em 1779,foi criado o kenban (um tipo "sindicato" específico para registrar gueixas e fiscalizar o cumprimento das regras que a partir de então passaram a reger a profissão), para que fosse diferenciado a prostituição da arte gueixa.Algumas regras que as gueixas passaram a ter que seguir eram parecidas com as das prostitutas, como a obrigatoriedade de viver nas okiyas (casas de gueixas). Como artista, a gueixa tem a obrigatoriedade de ser versada em música, dança, canto e literatura - a prostituta não. A prostituta vestia-se com os quimonos mais brilhantes, estampados e extravagantes que tivesse - a gueixa foi proibida de usar tais quimonos e obrigada a ter um visual mais discreto. As prostitutas usavam até uma dúzia de kanzashis (grandes espetos decorativos para o cabelo, considerados jóias) e até três pentes de casco de tartaruga na cabeça - a gueixa foi limitada a três kanzashis e um pente. As gueixas foram proibidas de usar o obi amarrado na frente, que se tornou característico das prostitutas (como a prostituta vestia-se e despia-se várias vezes ao dia, era mais rápido e prático amarrar o obi na frente do que atrás). E as gueixas foram proibidas de dormir com os clientes das prostitutas.

Assim, as restrições do kenban moldaram não só a aparência, mas o que efetivamente a gueixa se tornou e é atualmente, uma Artista, mestras da elegância, da beleza discreta e da sensualidade insinuada. Atrair os homens era, como ainda é, básico para elas formarem uma clientela, mas sexo não éo motivo q faz um homem contratar uma gueixa - para isso existem as prostitutas.
Gueixas vivem pelo luxo, freqüentam festas, não fazem trabalhos domésticos,nem cozinham, podem até ter vida sexual e não precisam se casar.

Na 2ª Guerra Mundial a demanda por gueixas era tão alta, que gerou práticas perversas. Casas de gueixas administradas por okaasans ("mães", modo pelo qual as gueixas mais velhas administradoras das casas são chamadas) gananciosas e interesseiras, tornaram-se senzalas douradas para meninas e adolescentes. Sempre lembradas do enorme investimento que representavam para a okiya, como se tivessem assinado uma dívida pelo resto da vida, as maikos( gueixas aprendizes) eram exploradas pelas okaasans, que para sugar ao máximo seus ricos clientes criaram os chamados "leilões de virgindade".Sabe-se que nos anos 30 a virgindade de uma maiko chegou ao valor recorde de 850 mil dólares. o governo determinou o fechamento de casas de chá e de bares, e proibiu as gueixas de trabalhar como gueixas. Todas as mulheres - inclusive as gueixas - tiveram que ir trabalhar nas fábricas pelo esforço de guerra. Esta situação durou até outubro de 1945, quando o governo de ocupação americano autorizou a reabertura das casas de gueixas. Hoje, com direitos garantidos e várias opções de carreira profissional para as mulheres, nenhuma gueixa pode ser obrigada a permanecer numa okiya ou numa atividade contra sua vontade. Para evitar prejuízos com uma desistência e garantir a continuidade de suas okiyas, as atuais okaasans procuram tratar bem suas maikos e geikos.

O período do governo de ocupação americano (1945 - 1952) trouxe uma série de novos desafios para a gueixa.Se antes as gueixas desprezavam tudo que representava o ocidente, agora elas procuravam aprender inglês e músicas americanas.
Soldados americanos passaram a achar que "gueixa" significava "prostituta" em japonês, e quando saíam à procura de mulheres - que nada mais eram que moças comuns famintas tentando sobreviver no caos do pós-guerra
A prostituição no Japão deixou de ser legalizada em 1952, ao final do governo de ocupação. A atividade da gueixa quase se extinguiu neste período difícil, mas sobreviveu. Sua imagem, entretanto, foi manchada pelo choque cultural. Se no passado as prostitutas no Japão se esforçaram para não ser confundidas com as gueixas, após o período de ocupação, tudo se misturou... manchando assim, perante o mundo, o significado da essência gueixa...


O aprendizado das gueixas começava aos 8 nos em média. Elas são preparadas nas artes do canto, cerimônia do chá, tocar instrumentos japoseses como shamisen, tsutsumi ou taiko. Além de danças tradicionais japosesas baseadas no teatro Nô e no Kabuki.Suas professoras são as geiko(gueixas) mais velhas. uma geiko escolhe uma maiko(aprendiz) e lhe ensinas os costumes de gueixa. Há tambem professoras de dança especiais conhecidas como mestres(iemoto), todos os dias as maiko aprimoram sua delicada e sentimental dança. Hoje seguem uma lei determina que o segundo grau completo é requisito obrigatório para os que se candidatam a uma profissão no Japão, assim as casas de gueixa passam a aceitar meninas só a partir dos 17 anos de idade, onde o treinamento básico de uma jovem gueixa dura no mínimo 5 anos. A maiko iniciante tem o custeio gratuito pelo Okiya(casa de gueixa), e quando se tornar uma gueixa profissional, sua renda é paga a partir do momento em que ela começa a trabalhar, o okiya então gerencia sua carreira como gueixa. Em nome da beleza uma gueixa sacrifica até uma boa noite de sono, dorme com cabeça acomodada em uma espécie de travesseiro de madeira para não estragar o minuscuoso penteado. Se os cabelos estiverem curtos a gueixa usa perucas que chegam a custar mais de 300.000 ienes. Beleza, arte e mistério. Esses atributos fazem parte das gueixas. Um doa ícones da cultira japonesa. Com kimonos finíssimos e penteados exóticos, elas são mestres na arte do entretenimento e o ideal de feminilidade acessível a poucos homes poderosos . Ter namorados ou relacionamento sexual com clientes na fase inicial está fora de questão.
Quando suas habilidades já são consideradas suficientemente maduras, a jovem gueixa ganha o status de geiko (mulher da arte), o que atualmente ocorre entre 20 e 23 anos de idade. As aulas de literatura, etiqueta, música, canto, dança e arranjo floral, entretanto, continuam até os 40 anos de idade. Atualmente, aulas de inglês também fazem parte do currículo.
Existem também as onsen geisha (gueixas de termas), que apesar do nome são prostitutas que adotam só a aparência e se valem da fama das gueixas. São falsas gueixas que se apresentam durante o dia em teatros baratos nas cidades turísticas onde há termas, e fazem de programas com turistas à noite sua principal fonte de renda.
Não se pode esperar de uma onsen geisha, portanto, a capacidade de guardar segredos ou de ser discreta, como fazem as verdadeiras gueixas.
Gueixas podem se casar, mas ao se casar deixam de ser gueixas, mas via de regra, o marido japonês prefere que sua esposa não trabalhe fora, dedicando-se exclusivamente ao lar. Mesmo assim muitas gueixas preferem permanecer solteiras e viver na okiya, dedicando-se ao karyukai até a morte. Ou, com sorte, arranjar um bom e rico danna.
Danna em japonês significa "patrono", mas no meio das gueixas designa um cliente que decide assumir uma gueixa como amante exclusiva. E quando isso acontece, ele deve negociar isso com a okaasan. Além de uma quantia a título de compensação à okiya pela educação e hospedagem da gueixa (algo que envolve algumas dezenas de milhares de dólares), a okaasan faz algumas exigências pela gueixa, para garantir que ela tenha um padrão de vida condizente com o que está acostumada, como uma casa ou apartamento próprio e uma mesada. Ter um danna é o ideal de uma gueixa, sendo amante, o danna não irá morar permanentemente com ela, mas irá visitá-la de tempos em tempos, quando então ela se dedicará totalmente a ele.

É...


Ser Gueixa não é para qualquer uma não. O ponto culminante a respeito de uma gueixa, deve-se a força dessa lenda viva, q ultrapassou séculos, fazendo sobreviver a idéia de raridade e exclusividade, assim sendo a personificação de que há de belo na alma do Japão! A cultura Gueixa simplesmente conseguiu sobreviver ás mudanças de governo, guerras, moralismos, e modernidade, onde muitos banalizam essa linda condição, forte e submissa ao mesmo tempo, que é ser uma Gueixa!


carinho,
{naara}_Sr Wolf

Nenhum comentário: